“I can change one note and make you cry...” ♫
Ontem de manhã resolvi ouvir meus CDs do Sonata Arctica que tenho aqui e que há muito não ouvia. Por um bom tempo ela chegou a ser minha banda favorita e inalcançável. Mas, por motivos de descuidos excessivos, sua execução em meu aparelho de som, me soou um tanto repetitiva depois de um certo tempo. O que não desmerece de maneira alguma o valor da banda em minha vida.
Me fez tão bem ouvir eles novamente que senti, também novamente, faíscas de esperança e sonhos que eu tive há uns cinco anos atrás quando comecei a ouvir o estilo. Meio viagem no tempo.
Cada um dos 5 discos (o sexto já não conto muito) deles marcou muito fases da minha vida, me inspirou e me fez acreditar realmente no valor da melodia ao compor algo com o coração!
Banda originária de Kemi (Finlândia), formada em 1995 como outras bandas da época, escolheu trilhar o caminho 'power' da coisa. Melodias trabalhadas, aquele espírito gelado que te aquece ao final do disco e uma pitada de magia nas guitarras e keyboards. Tony Kakko, o frontman, com suas letras sínicas e apaixonadas te traz pro mundo de suas histórias sem ao menos percebermos. A banda com seu som inconfundível faz quem não conhece se sentir chamado e quem já é fã, se tornar ainda mais!
"My pain is my pain and yours is too..." ♫
Pois quem iria imaginar que The End Of This Chapter (do segundo álbum) era na verdade a continuação de uma longa história que com o decorrer dos álbuns iria se construindo e terminar em Juliet (do sexto álbum)?! ...
Enfim, eu poderia gastar o resto do blog inteiro dando dicas de músicas deles e citando frases inspiradoras da banda que talvez mudariam sua maneira de pensar assim como mudaram a minha há alguns anos. Mas seria inconveniente, eu sei! Até porque eu iria sugerir todas as canções deles. Não sei dizer apenas uma, eu diria pra ouvir toda a discografia que vale muito a pena de verdade!
Mas, saindo de um ponto único e abrangendo outras ramificações desse estilo, temos infinitas bandas perfeitas no que propõem fazer.
Sem dúvida nem uma o Deus Metal há muito já escolheu sua sede, e esta se chama: Finlândia!
De lá saiu e ainda sai a maior parte das bandas mais expressivas do gênero.
É bonito ver como as bandas de lá vestem a camisa e transferem a alma finlandesa pra suas canções. Não precisamos pensar muito pra lembrar, basta ouvir qualquer canção do disco Winterheart’s Guild do Sonata Arctica que você logo vai notar que o espírito do inverno e o frio vem em sua mente incondicionalmente. Dá até pra sentir o vento uivando e cortando seu rosto de leve! Isso é incrível e faz com que essas bandas tenham algo único e apaixonante.
“Ahn?! Mas que pergunta idiota! - Claro que eu já quis morar lá!”
Todos que ouvem ou ouviram metal finlandês, querem ou já quiseram morar lá. O clima é agressivamente gelado mas as paisagens são encantadoras e inspiradoras.
Quem me dera ter uma casinha no meio dessas árvores e passar o ano escrevendo e compondo rodeado por essa natureza linda e o mais importante: sem sentir o maldito calor brasileiro!
Finlândia já foi um sonho meu. Hoje, não mais. Mas ainda pretendo visitá-la antes que... hmn... antes que seja muito tarde, as geleiras derretam, não sobre neve e nem frio por lá!
Fico meio perdido ao falar deste lugar e dessas bandas pois tenho tanta coisa pra comentar e dividir que não sei por onde começar. Então talvez eu faça uma divisão de textos por partes começando ‘obóviamente’ por essa: parte 1.
Hoje dei mais foco ao Sonata Arctica que foi minha primeira banda de metal favorita. Mas nos próximos posts ainda pretendo mencionar outras bandas que marcaram minha vida como: Children Of Bodom, To/Die/For, HIM, Nightwish, Poets Of The Fall (que não se encaixa no estilo metal mas é uma das melhores bandas que já nasceram nessa tal Finlândia e já tocaram no meu som!), entre outras.
Bom.. depois de muito pensar, escolhi três canções que acho que podem representar bem o que comentei hoje sobre a banda. Deixo aqui estas dicas de música.
Stay Heavy and enjoy!!!
Don't Say A Word
(4º álbum: Reckoning Night [2004])
Paid In Full
(5º álbum: Unia [2009])
The Misery
(3º álbum: WInterheart's Guild [2003])
•



